Hoje um dos principais aeroportos do Brasil (o 2º mais movimentado), sempre figurou entre um dos mais importantes não só do Brasil como do mundo. Nele são concentrados a operação de mais de 500 vôos diários comerciais - domésticos (principalmente os da Ponte Aérea RJ/SP) e executivos. Sendo sua estrutura foi implementada e renovada com o passar dos anos, mas mantendo pontos/traços característicos e nostálgicos da sua história como o piso em forma de tabuleiro de xadrez feito de placas de granito preto e mármore branco, que tornou-se uma identidade visual do aeroporto, advindo dos anos de 1950/60 quando foi incorporado o terminal de passageiros, além dos seus salões, escadarias e linhas arquitetônicas de sua fachada. Inaugurado em 1936, no terreno inicialmente destinado a ser urbanizado como "Vila Congonhas" pela Cia. Auto-Estradas Incorporadora e Construtora S.A que construiu em 1932 a estrada de ligação entre São Paulo e Santo Amaro (atual Av. Washington Luís). O nome Congonhas provém de homenagem ao Visconde de Congonhas do Campo "Lucas Antônio Monteiro de Barros (1767-1851)", primeiro "presidente (governador)" da Província de São Paulo após a Independência do Brasil em 1822, pelo fato do terreno ter sido adquirido de seu bisneto. Com a necessidade do Governo Paulista de encontrar um substituto operacional para o Campo de Marte (devido os constantes alagamentos, que impactava o seu funcionamento), em 1935 iniciou estudo técnico para encontrar o local viável para implantação de novo aeroporto, com isto a Cia. Auto-Estradas com o interesse de promover a urbanização e valorização dos lotes do seu plano imobiliário e visando pressionar o Governo de SP pela escolha de local próximo aos seus lotes, por conta própria construiu uma pista de terra para pousos e decolagens à margem da estrada São Paulo para Santo Amaro. A pista inaugurada em Abril/1936, denominada de "Campo de Aviação da Companhia Auto-Estradas" foi utilizada em caráter experimental, no qual pilotos consagrados foram convidados para exibir-se e testar as condições de Congonhas para sediar o aeroporto. Em Julho/1936, foi construída a uma segunda pista de terra, levando companhias de aviação comercial à utilizar o campo, que ficou conhecido por breve tempo como "Campo da VASP". Em Setembro/1936 o governo de São Paulo adquiriu o terreno e o aeroporto passa então a ser denominado oficialmente como "Aeroporto de São Paulo", inicialmente sua localização recebeu criticas da população por conta da sua "distância". Com o passar dos anos o crescimento da cidade o engoliu, tornando um "Aeroporto Central". Na sua história há tristes marcas de acidentes, como o Voo TAM 3054 em Julho/2007, com mais de uma centena de vitimas fatais, apesar dos fatos tristes o fascínio por Congonhas é muito grande. Desde Junho/2017 por lei sancionada pelo presidente Michel Temer o seu nome foi alterado para "Aeroporto de São Paulo/Congonhas-Deputado Freitas Nobre", em homenagem ao ex-deputado, advogado e professor da Universidade de São Paulo, conhecido na luta pela anistia e criticas à ditadura militar